A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) envolve um conjunto de métodos e técnicas de gestão ambiental, que identifica, prevê e avalia os efeitos e impactos gerados por empreendimentos sobre o ambiente.
Esta é uma ferramenta essencial na gestão ambiental Moçambicana surgindo como um elemento de execução dos princípios ambientais da prevenção e precaução, já que sua finalidade está centrada na identificação de danos socioambientais provocados pela atividade ou empreendimento, e com isso auxiliar na tomada de decisão quanto as melhores ações a ser executadas a fim de evitar, reduzir ou compensar esses mesmos danos.
A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) envolve um conjunto de métodos e técnicas de gestão ambiental, que identifica, prevê e avalia os efeitos e impactos gerados por empreendimentos sobre o ambiente.
A Avaliação do Impacto Ambiental Aaplica-se aos projetos públicos e privados que possam produzir efeitos significativos no ambiente, tendo em vista concluir sobre a sua viabilidade ambiental.
Esta é uma ferramenta essencial na gestão ambiental moçambicana surgindo como um elemento de execução dos princípios ambientais da prevenção e precaução, já que sua finalidade está centrada na identificação de danos socioambientais provocados pela atividade ou empreendimento, e com isso auxiliar na tomada de decisão quanto as melhores ações a ser executadas a fim de evitar, reduzir ou compensar esses mesmos danos
Após a realização da avaliação de impacto ambiental a mesma é submetida as autoridades ambientais (MTA) com o intuito de adquirir a licença ambiental. Mais uma vez, a Biovision tem em consideração a legislação em vigor em conjunto com as melhores práticas internacionais (Ex. Banco Mundial).
A avaliação de impacto ambiental contribui para a promoção da sustentabilidade, através da melhoria da concepção dos projectos. É um instrumento eficaz para a diminuição dos impactos ambientais
Se está neste momento a ponderar construir um empreendimento, contacte-nos, temos todo o gosto em ajudá-lo a adquirir a sua licença ambiental.